sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Valor documental da cantiga "Como vivo coitada, madre" - alunos

     Esta cantiga de amigo espelha o contexto sociopolítico e cultural da época medieval devido a três aspetos presentes na sociedade de então.
     O primeiro aspeto a referir é a existência de guerras e a falta de preparação dos homens para as mesmas, o que leva ao desespero e sofrimento das mulheres pela incerteza do regresso dos seus amados, fazendo com que elas recorram à religião, orando e suplicando para que eles regressem sãos e salvos.
     Posto isto, a lírica trovadoresca apresenta-se como um relato fiel da sociedade medieval. 10º1A  (90 palavras)



     A cantiga “Como vivo coitada” reflete o contexto sociopolítico e cultural da época medieval, sobretudo alguns dos seus aspetos negativos.
     O principal aspeto negativo presente é a existência da guerra e suas condições precárias, uma vez que os homens iam para os conflitos armados sem qualquer formação, o que provoca o desespero das mulheres que para se consolarem recorrem à religião, apelando aos seus santos, como Santa Cecília, para protegerem os seus amados.
     Em suma, a Lírica Trovadoresca retrata a sociedade medieval, possuindo, assim, um valor documental. 10º2A (87 palavras)


     Esta cantiga de amigo espelha o contexto sociopolítico e cultural da época medieval, sobretudo no que diz respeito a três aspetos específicos.
     “Como vivo coitada, madre” retrata a história de uma donzela desesperada e ansiosa pela partida do seu amado para a guerra, tendo recebido apenas um “recado” a anunciar esta situação. Nesta altura, a ida para a guerra era assumida com muita incerteza, já que não havia qualquer preparação bélica destes homens que nela ingressavam. Assim, por que as donzelas se sentem “[coitadas]”, apoiam-se na religião e nos santos para preencher o vazio que sentem pela ausência do seu “amigo”.
     Concluindo, a lírica trovadoresca possui um valor documental importante permitindo caracterizar uma época. 10º2B/3 (113 palavras)

ano letivo 2015-2016

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