quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Comunicação Oral Regulada por Técnicas - preocupações a ter

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Preparação da exposição oral
·      Duração da apresentação
  •  Gerir o tempo individual de cada elemento do grupo para não exceder o tempo;

·      Tema a apresentar:
  • Selecionar informação:
- Consultar fontes fidedignas, com informação rigorosa e correta cientificamente;
- Não plagiar;
- Colocar a informação essencial;
  •  Organizar a informação:
 - Esquemas; tópicos; imagens;
  • Esclarecer dúvidas relativas a terminologia ou vocabulário específico:
- Consultar dicionários, prontuários …

·       Suporte escrito a utilizar de apoio à apresentação por exemplo, diapositivos (PowerPoint)                   
  •  Número de diapositivos 
  •  Tempo a dispensar em cada diapositivo
  •  Características do discurso a apresentar nos diapositivos:
Simples e apelativo;
 - Destacar a informação essencial;
  - Privilegiar tópicos e/ou frases curtas; 
  - Visualmente amplo;
  - Graficamente legível;
  - Ortograficamente correto;



Durante a exposição oral
  • Estrutura da apresentação:
    •  Saudação à audiência;
    •   Apresentação do tema e respetiva justificação e/ou pertinência do mesmo;
    •   Exposição do desenvolvimento do tema:
  - falar claramente e em voz alta (“alto e bom som”), evitando começar uma frase em voz alta e concluí-la de forma inaudível;
  - falar devagar (de forma pausada) e pronunciar bem as palavras (boa dicção);
  - utilizar uma entoação apropriada (modelação da voz que ajude a compreender o sentido da mensagem);
  - utilizar uma linguagem variada, correta e apropriada, adequando-a ao tema e auditório ;
  - manter o contacto visual com o público (evitar-se um olhar vago, vazio);
 - libertar as mãos de forma a que a linguagem gestual apareça naturalmente (atitude descontraída, não rígida);
 -  apresentar uma postura aberta e de empatia para com o público;
  - transmitir confiança, convicção e entusiasmo;
  - ser natural, não ter medo de cometer erros;
 - evitar ler os apontamentos (escrever apenas uns tópicos como auxiliar ou recorrer ao powerpoint como guia);
 - criar um estilo próprio;
  - evitar ficar de costas para a audiência;

  • Conclusão;
  • Questionar o público se existe alguma dúvida;
  • Contactos e/ou referências às fontes consultadas;
  • Saudação final (agradecimentos…)

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